Artigos

 

União das Instituições Arbitrais, Mediadores e Árbitros do Brasil
Juntos podemos mais

Mediação Familiar e Corporativa – novos serviços oferecidos pelo TASP

A experiência na gestão de conflitos, aliada ao crescimento do número de especialistas, permite ao TASP ampliar seus serviços. A mediação, conduzida por especialistas devidamente capacitados, traz a possibilidade de solução de conflitos familiares e de empresas de forma segura, ágil e eficaz.

A Mediação familiar

A Mediação familiar é uma forma de resolução de conflitos na qual os conflitantes solicitam a intervenção de uma terceira pessoa, imparcial e qualificada (o mediador). Este especialista os auxiliará a encontrar uma solução que contribuirá para a reorganização da vida pessoal e familiar de forma satisfatória para a continuidade da vida em comum.

O sigilo é garantido pela equipe multidisciplinar do TASP. Estes profissionais são capacitados e tem por objetivo incentivar o diálogo de forma respeitosa.

Em uma disputa judicial, sempre há "ganhadores" e "perdedores". A mediação faz com que ocorra uma delimitação do problema, possibilita o diálogo entre as partes e evita o agravamento da situação pela exposição a situações constrangedoras e normalmente desnecessárias. 

Importante ressaltar que para a eficácia da mediação é necessária a adesão voluntária dos mediados. A solução alcançada é resultado da mudança de enfoque dos mediados sobre a questão que os afastou. A solução alcançada deve ser justa e consensual.

Mediação Corporativa

A mediação corporativa é aplicada para solucionar conflitos entre empresas, ou dentro de uma organização empresarial, e pauta-se pelos mesmos princípios que regem a Mediação Familiar. A adesão é imprescindível e o Mediador – como terceiro imparcial e alheio ao conflito – deve ser detentor de conhecimentos que lhe permitam atuar nesta função, com noções básicas do comportamento humano e da dinâmica empresarial que se revela por múltiplas facetas.

O objetivo da mediação, com respeito à vontade das partes, é restabelecer o diálogo interrompido ou abrir caminho para que um relacionamento saudável nesta área se instale.

Tanto na mediação familiar quanto na empresarial, o primeiro objetivo dos mediadores é estabelecer uma comunicação colaborativa para que possam encontrar uma solução justa e possível de ser cumprida a fim de dar prosseguimento às negociações comerciais. O mediador administra o conflito, motiva e viabiliza a aproximação das partes e, utilizando seu conhecimento técnico, auxilia no desenvolvimento de propostas. Por fim, auxilia na redação de um acordo justo e mutuamente aceitável.